A teoria da Dona Maria Montessori retrata exatamente a autonomia e a liberdade da criança seja em uma escola especializada ou até mesmo em quartos. A única coisa que vai ser diferente da escola para o quarto é que nas escolas os moveis vão crescendo com as crianças, e elas vão trocando de sala conforme o crescimento delas que cada vez vão se adaptando para o seu desenvolvimento. Mas será mesmo que nos pais, conseguimos mudar os móveis e os objetos tão rápido quanto a necessidade dos nossos filhos?

As vezes vemos pais que desenvolvem e montam quartos montessorianos para crianças ainda bebes de menos de 1 ano e muitas dessas vezes colocam um colchão no chão, sobre um estrado ou um tapete de borracha como EVA, ou até mesmo algo um pouquinho mais estruturado, mas ainda bem baixinho, sem nenhuma proteção que impeça a queda.

Nessa idade a criança ainda não desenvolveu forças nas pernas para poder se levantar sozinha, e é nessa idade que elas precisam ter algo para se segurar com as mãozinhas para obter maior sustentação e acabar não tombando, por isso o berço ainda é muito importante para o desenvolvimento delas. Geralmente nós sugerimos que os pais deixem os filhos no berço até 1 ano e 5, 6 meses que é nesse momento que elas obtêm maior forças para se levantar e não tombar sozinha.

A partir desse momento muitas vezes é mais interessante colocar a criança diretamente em uma cama básica, fugindo das tendências de camas Montessori que muitas vezes ao invés de estimular as crianças acabam atrasando o processo de desenvolvimento delas. Justamente pela criança ter que subir sozinha na cama vai ser algo novo e estimulante somente pela primeira, segunda ou terceira vez no máximo, depois vai se tornar algo habitual, e deixar uma criança de 3 anos em uma Montessori não irá ajudar no seu crescimento.
















As vezes uma opção, quando os pais ainda têm receio de deixar as crianças em uma cama básica, eles podem optar pela escolha de uma escada mais estruturada com degraus mais largos para a criança subir, como é a Escada uni da Croft House.
Nós sempre falamos que isso é uma decisão dos pais, e que se eles realmente quiserem após um ano e meio eles podem colocar as crianças nela sem nenhum problema, mas que será somente algo provisório, mas que por outro lado os pequenos irão se apaixonar pela Cama Montessori.

Mas será que com todo esse acesso que temos e pessoas que comercializam produtos pela internet estão mesmo de acordo com toda teoria por trás das camas montessorianas?

Qual a necessidade de uma Cama Montessori?

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. Mas você sabe qual foi a teoria da Maria Montessori?

Conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra.

Gostou dos produtos, ou ainda ficou alguma dúvida? Entre no site da Croft House ou ligue pra nós!!

Escada Multi

Concluindo, será que vale a pena mesmo a utilização de uma Cama Montessori?

Cama Montessori