Como apoiar os filhos no pré-vestibular?

Compartilhar no Facebook

Apoio e local adequado para os estudos:


É importante que os pais deem apoio aos adolescentes, e propiciem um local tranquilo e agradável para os estudos. Ter um quarto bem iluminado e silencioso pode ajudar muito na hora da concentração e dos estudos.

Essa pode ser a hora ideal para a criação daquele home office que você sempre planejou. Se há espaço no quarto dos seus filhos as escrivaninhas são sempre bem-vindas, agora, para quem não tem espaço, uma boa dica é utilizar camas loft com bancada de estudo.

Em nossa matéria 5 dicas para decorar o quarto teen você encontra outras dicas para montar o quarto ideal.

Planejamento de atividades:


Algumas vezes os filhos possuem dificuldades em organizar-se no tempo para cada atividade. Estar junto com eles, dividindo as responsabilidades e planejando as horas de estudo e de lazer da semana é uma das dicas mais bem vistas pelos especialistas. Esse contato é muito importante e ajuda muito os jovens a assumirem responsabilidades.

Pegue leve na cobrança e dê valor ao tempo livre:



Cobrança de mais pode atrapalhar, então pegue leve com seu filho. As horas de lazer são tão importantes quanto as horas de estudo. É fundamental manter o equilíbrio! Quando for pensar no planejamento da semana, proponha horas de folga, passeios ao ar livre, shows, saídas com os amigos etc.  Isso ajudará e muito seu filho a manter-se tranquilo.

Novas atividades:


Manter a calma e a tranquilidade é um dos aspectos principais, atividades como meditação, yoga e massagem podem ser sugeridas por você, elas ajudam a relaxar o corpo e a mente e a desacelerar.
Divida suas experiências e incentive.

Falar com os filhos sobre como foi o seu vestibular, suas dúvidas, medos, sucessos e falhas pode ajudar muito a tranquiliza-los.
Essa é com certeza uma fase com muitas dúvidas e questionamentos e insegurança, indicar e incentivar testes vocacionais, leva-los até as universidades para conhecer o dia a dia de algumas profissões, e até mesmo convidá-los a conhecer alguns amigos seus que são profissionais da área de interesse dos seus filhos pode ser de grande valia.

Dê apoio e esteja presente:


Por fim, quando o grande dia chegar, depois de acompanhar a trajetória do seu filho e dar apoio durante todos os meses que antecipam o vestibular, é importante estar presente no dia também! Programe-se para leva-lo até o local da prova, converse com ele sobre assuntos que não envolvem a prova para não o deixar nervoso. E mesmo que o resultado não venha a ser o esperado, exalte o que ele conseguiu e aprendeu, e incentive o a tentar novamente.
No mês de abril, começam as inscrições para o vestibular de inverno em diversas universidades. É sem sombra de dúvida a fase inicial de um período cheio de tensão e angústia para os adolescentes jovens e também para os pais que acompanham de perto. Mas o que fazer para ajudar os filhos nesse período?
Vestibular adolescente estudo