7 dicas para fazer as crianças dormirem!

Compartilhar no Facebook
Como fazer os filhos dormirem?
A hora de dormir, pode ser muito conturbada durante a infância, mas existem algumas dicas que podem ajudar a tornar esse momento gostoso e agradável para as crianças e para os pais.


Rotina e um quarto para chamar de meu



Os especialistas são unanimes ao falar a respeito da rotina. Para as crianças, é de suma importância que exista um local certo e também um horário pré-definido para dormir. O ideal é que elas possuam o quarto delas, com um berço ou cama apropriado para sua idade, e que peguem no sono nesse ambiente.

Diminuir as luzes do quarto e da casa



Já é comprovado que aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores e televisores possuem alta luminescência, assim como algumas lâmpadas em nossas casas. E que essa exposição causa confusão em nosso organismo, dificultando o processo do sono. Tanto para as crianças como para os adultos, o ideal é que ao menos 2 horas antes da hora de dormir esses aparelhos sejam desligados e as luzes da casa sejam diminuídas, afim de acalmar o barulho e ajudar o corpo a relaxar e entender que as atividades do dia cessaram.

Não ir para cama de barriga cheia ou com fome



Quando as crianças possuem fome ou estão de barriga cheia, podem ficar agitadas e irritadas. Uma dica é servir o jantar 2 horas antes do horário previsto para dormir, assim você evita as duas situações e pode ter uma programação que estimule o relaxamento composta por 3 etapas: Jantar, banho quente e leitura de alguns livros ao som de uma música relaxante. 

Dê carinho.


As vezes as crianças possuem saudade dos pais, e ficam enrolando na hora de dormir para ficar um pouco mais com eles. É importante que você, mesmo que por pouco tempo, 10 ou 15 minutos por dia, dê atenção total ao seu filho. Olhe nos olhos, diga que o ama e faça atividades que os dois gostam juntos.

Combata o medo!


Algumas crianças tem medo do escuro. Deixar a porta do quarto semiaberta, acender a luz em outro cômodo ou manter um abajur aceso no quarto podem ser boas soluções. Quando os monstros invadem o imaginário infantil, os pais podem do mesmo modo, com uma espada imaginaria expulsa-los do quarto.

Agora, o que fazer quando a criança acorda a noite?



O ato de dormir com os pais não deve virar um hábito, é importante que a criança entenda que deve dormir sozinha. Por isso é importante que os pais fiquem no quarto por alguns momentos, mas assim que perceberem que os pequenos estão quase pegando no sono, é hora de dar um beijo de boa noite e sair.

Quando são bebês, os pais não devem atender sempre ao menor sinal de choro. É bom deixar o bebe chorar um pouco para depois atende-lo, e também é bom manter-se perto do berço, mas sem retirá-lo dali. Assim, a criança percebe que você está por perto, mas que não é hora de brincar ou de comer.

As velhas cantigas de ninar!



Algumas podem assustar e é preciso tomar cuidado mas, as cantigas de ninar ou sons de natureza como água correndo, passarinhos e uma chuva calma podem ser ótimas para acalmar as crianças e ajuda-las a adormecer.

Você pode cantar, inventar novas canções ou até mesmo gravar alguns sons para deixar no quarto das crianças.